Seu filho é obeso? Pode ser por causa da falta de sono

Acontece que cada vez mais crianças na Índia estão se tornando obesas, devido à falta de sono. Na verdade, o sono inadequado resultou em obesidade mesmo em pré-adolescentes e grupos de idades mais jovens, e não apenas na faixa etária adolescente.

obesidade em criançasA falta de sono de uma criança pode levar à obesidade à medida que ela cresce. (Fonte: Getty Images)

Um estudo conduzido recentemente por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, identificou uma ligação entre a falta de sono em uma criança e a obesidade. De acordo com o estudo, crianças e adolescentes que dormem regularmente menos horas em comparação com outras da mesma idade, tendem a ganhar mais peso à medida que envelhecem e têm maior probabilidade de ficar com sobrepeso ou obesidade.

Acontece que cada vez mais crianças na Índia estão se tornando obesas, devido à falta de sono. Na verdade, o sono inadequado resultou em obesidade mesmo em pré-adolescentes e grupos de idades mais jovens, e não apenas na faixa etária adolescente, de acordo com o pediatra Dr. Charu Kalra. Essa obesidade é tipicamente troncular, o que significa que eles não seriam obesos em geral, mas em torno da área abdominal. E isso é muito comum com crianças que não dormiram bem na maior parte da infância, informou ela.



Como a falta de sono leva à obesidade?

O Dr. Kalra apontou três maneiras pelas quais a falta de sono pode afetar bebês e crianças pequenas, levando à obesidade.

1. Devido à falta de sono, as crianças tendem a ficar irritadiças e letárgicas o dia todo, levando à falta de atividade física e, eventualmente, causando obesidade.

2. O sono inadequado também afeta o desenvolvimento cognitivo da criança. Aquele que não dormiu o suficiente não estaria tão alerta mentalmente. O comportamento cognitivo da criança, incluindo seus centros de saciedade, vai desacelerar, fazendo-a comer mais.



3. Todo bebê deve ter uma quantidade específica de sono REM (movimento rápido dos olhos), que envolve movimentos rápidos dos olhos, mais sonhos e movimentos corporais, e pulso e respiração mais rápidos, junto com o sono não-REM. Um bebê, que não se alimenta de ambos, tende a ficar mal-humorado, novamente fazendo com que tenha mais leite, seja por meio da amamentação ou da mamadeira, para se acalmar. Isso leva à obesidade, mesmo na infância.

falta de sono em criançasA falta de sono pode deixar seu filho mal-humorado e letárgico. (Fonte: Getty Images)

Por que as crianças não dormem o suficiente?

De acordo com o Dr. Kalra, o sono inadequado é resultado direto da má higiene do sono, que se refere aos hábitos que ajudam a ter uma boa noite de sono. E a primeira coisa a fazer para melhorar a higiene do sono é remover os aparelhos eletrônicos do quarto do seu filho. A principal razão por trás do sono inadequado é que a maioria de nós não mantém uma higiene do sono. Isso significa que existem aparelhos de televisão e outros dispositivos eletrônicos no quarto da criança. Os berços têm peças musicais encaixadas neles enquanto canções de ninar são tocadas no celular. Isso afeta a qualidade do sono de uma criança, explicou o Dr. Kalra.

Em segundo lugar, as pessoas não seguem uma programação específica para dormir. Com os pais trabalhando por mais horas, torna-se difícil para eles colocarem seus filhos para dormir mais cedo. Isso, por sua vez, está afetando o comportamento cognitivo de seus filhos, acrescentou o Dr. Kalra.



A falta de atividade física também leva à falta de sono. Com a crescente pressão acadêmica que as crianças enfrentam junto com outras atividades extracurriculares nas quais são colocadas desde a mais tenra idade, elas dificilmente têm tempo para brincar. Uma maior atividade física irá induzir um sono melhor, sugeriu o Dr. Kalra.

Quanto tempo seu filho deve dormir?

A obesidade apresenta muitos riscos à saúde, desde doenças cardiovasculares até diabetes. E se a falta de sono em crianças é uma das principais razões por trás da obesidade, é importante garantir que seu filho durma bem e tanto quanto necessário. A duração do sono necessária varia com a idade. O Dr. Kalra sugeriu: Um recém-nascido, por exemplo, pode dormir até um total de 20 horas por dia. Então, o ideal é que um bebê durma por um total de 15 a 16 horas por dia, das quais três a quatro horas de sono profundo seriam boas. Com a idade de um ano, a criança deve ter pelo menos 10-12 horas de sono efetivo. Após os dois anos de idade, recomenda-se pelo menos uma hora e meia de sono à tarde e oito a dez horas de sono à noite. E como a maioria das crianças tem que acordar cedo para a escola, é melhor colocá-las para dormir tarde da noite, pois é quando elas têm a melhor quantidade de sono REM e não-REM.